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Liderança HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: Carisma

Por Adolfo Plínio Pereira, 03 outubro de 2020.

A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito” (PEREIRA, 2017, p. 63).

A Liderança HumaRes® está baseada no Propósito de Vida do Líder e suportada por 08 Pilares, que são Conjuntos de Competências aplicados pelo Líder HumaRes® em todo o tempo, a saber:

– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.

– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.

Neste artigo trataremos do Pilar: Carisma.  

Quando se examina os diferentes líderes que deixaram marcas na história da humanidade; ou estão em evidência na atualidade; destacam-se aqueles que conseguiram impor-se pelo seu magnetismo pessoal e, por essa característica, foram, ou são, chamados de Líderes Carismáticos.  

Carisma é uma característica que causa admiração e motiva ao seguimento. Está relacionada com devoção e lealdade ao Líder que tem evidente habilidade de fazer com que seus seguidores aceitem e executem sua vontade sem hesitação, questionamento ou interesse próprio (GOMES, CRUZ, 2007). Bergamini e Coda (1997, p. 259) explicam que a palavra carisma, em grego, significa dom de inspiração divina o que significaria “a habilidade de realizar milagres ou predizer acontecimentos futuros”.

Já a Revista de Negócios da Universidade de Harvard, Harvard Business Review (2016, p. 1), entende que o “carisma baseia-se em valores e sentimentos. É influência nascida da alquimia a que Aristóteles chamava o logos, o ethos e o pathos, ou seja, para persuadir os outros, temos de usar uma retórica poderosa e congruente, estabelecer credibilidade pessoal e moral, e então, provocar as emoções e paixões dos seguidores”.

O carisma influencia o relacionamento entre o Líder e seu seguidor. Certos Líderes são capazes de convencer os seguidores da sua competência e lhes imputar uma visão futura positiva. Esses Líderes adotam comportamentos que os fazem parecer criativos, inovadores, poderosos e confiáveis. Assim, grande parte da influência do Líder resulta das crenças dos seguidores de que apenas seguindo o Líder serão capazes de alcançar um objetivo, como, por exemplo, tornar a empresa lucrativa (GARDNER, AVOLIO, 1998).

Weber (1947) descreveu os Líderes Carismáticos como sendo aqueles que revelam uma missão transcendente que atrai seguidores potenciais. Essa transcendência tanto seria atribuída às qualidades do Líder quanto ao conteúdo de sua missão, descrito como sobre-humano ou excepcional.

A Liderança Carismática, portanto, está relacionada a diversas variáveis dos subordinados que são importantes para o funcionamento de uma organização. Por exemplo, indivíduos que consideram seus supervisores carismáticos, ou transformacionais, tendem a ter um alto comportamento como cidadãos na organização e satisfação com a supervisão, possuem uma menor intenção de abandonar o emprego e maior comprometimento organizacional (KOH; STEERS; TERBORG, 1995, apud SPECTOR, 2002). Sendo assim, um Líder Carismático é primordial para uma baixa rotatividade de colaboradores na organização.

Deve-se, contudo, destacar que nem sempre o carisma é vivenciado de forma positiva. Muitos Líderes Carismáticos foram cruéis. Ser carismático não significa ser bom, justo ou confiável. A expressão do egocentrismo é nata dos maus líderes carismáticos, os quais se esquecem que todo o seu poder de liderança se dá pela fé das pessoas que acreditam nele e não pela satisfação de suas vaidades. O Carisma preconizado pela Liderança HumaRes® é aquele que faz o bem para a missão do Líder, de forma justa e contribuidora da construção de uma equipe melhor, mais eficiente e eficaz e, por consequência, a clara manifestação de uma liderança construtora de um mundo melhor.

Sendo assim, quem está na Or4ganização, em qualquer posição, e quer fazer a diferença para sua equipe, deve se esforçar para ser carismático junto ao seu grupo. E ser carismático não significa, exatamente, ser um bom e eloquente orador, mas sim, um exemplo a ser seguido. Uma pessoa verdadeira e coerente, e não perfeita. Uma pessoa certa de suas escolhas, firme em suas lutas. Ser carismático com ética e respeito às liberdades, é obrigação do Líder HumaRes®.

E assim, encerramos nossa breve reflexão sobre carisma. Espero que você tenha gostado desta reflexão e que lhe ajude em sua missão de Liderar pessoas.

Saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve. Um grande abraço e até o próximo artigo com a Graça de Deus.

Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.

E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br

REFERÊNCIAS

BERGAMINI, C. W, CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.

GARDNER, W. L.; AVOLIO, B. J. The charismatic relationship: a drama­turgical perspective. Academy of Management Review, 23, 32-58. 1998.

GOMES, A. R.; CRUZ, J. Abordagem carismática e transformacional: mo­delos conceptuais e contributos para o exercício da liderança. Psicologia USP, São Paulo, jul./set. 2007, 18(3), 143-161.

HBR – HARVARD BUSINESS REVIEW. Podemos aprender a ser ca­rismáticos? Podemos (e a ser líderes também).18 nov. 2016. Disponível em <https://www.dinheirovivo.pt/carreiras/podemos-aprender-a-ser-ca­rismaticos/> Acesso em 01 dez. 2016.

PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.

PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.

SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. Tradução de Solange Aparecida Visconde. São Paulo: Saraiva, 2002.

WEBER, M. The theory of social and economic organization. New York: The Free Press, 1947.

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