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Liderança HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: Foco em Pessoas

Por Adolfo Plínio Pereira, 03 outubro de 2020.

A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito” (PEREIRA, 2017, p. 63).

A Liderança HumaRes® está baseada no Propósito de Vida do Líder e suportada por 08 Pilares, que são Conjuntos de Competências aplicados pelo Líder HumaRes® em todo o tempo, a saber:

– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.

– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.

Neste artigo daremos  uma atenção especial ao Pilar da HumaRes®: Foco em Pessoas.  

É preciso destacar que a humanização do ambiente de trabalho deve estar centrada no respei­to ao colaborador e com um esforço visível da organização na constante me­lhora das condições gerais do trabalho, a qual gere bem-estar ao colaborador, cuidando-se de suas necessidades básicas, mas também na criação de um am­biente de relação saudável entre todos, o que facilitará o surgimento de novas ideias e soluções para os problemas que a organização tiver de enfrentar (RAP, 2016).

Ter organizações mais humanas é tão importante que o MIA – Ins­tituto de Contabilistas da Malásia (2016, p. 1) destacou recentemente que é preciso se especializar em “Governança Humana”. Para o MIA a Governança Humana compreende: “Satisfazer as necessidades de educação e de desenvolvimento dos membros como parte de um compromisso para ajudar os membros a conhecerem e manterem sua relevância nos mercados de hoje”. O que de­monstra o quão é importante desenvolver os participantes da organização em todo o tempo.

Martin Seligman (2004, p. 172) afirma que o líder se mostra humanizado “quando administra as relações internas do grupo sem ressentimentos, com benevolência, com firmeza e justiça”. O que significa que o líder verdadeiro é aquele que se atreve a avançar no mundo das relações humanas, das fragilidades, das fortalezas, das motivações, dos sentimentos das pessoas com que trabalha, sem, contudo, invadir sua privacidade. Ajudar, apoiar, mas, sem fazer pela pessoa. Apontar pontos de melhoria sem destruir a autoestima, respeitando a história que a pessoa construiu na organização, em especial, em sua atuação na Organização.

Quando Seligman (2004, p. 172) destaca a liderança humanizada “sem ressentimentos, com benevolência, firmeza e justiça”, está de fato desafiando o Líder a agir diante do que acontece na equipe, mas, pautado por princípios e cuidados que somente um Líder preparado revela em suas ações. Sem ressentimentos, significa perdoar sempre. Não significa que não se punirá alguém dentro das regras da organização, se for preciso. Perdoar, para um verdadeiro líder, significa compreender a complexidade humana e permitir que a pessoa fique, mesmo diante de alguma falha, e a ajude a ser melhor, ou, então, deixá-la ir, sem ressentimentos. Tudo feito com bondade. No entanto, com firmeza, com decisão, com segurança. O que significa que não se trata de uma bondade inocente, mas sim, madura. “Ser bom porque decidiu ser bom, apesar de haver outras opções”.

E, um dos aspectos mais desafiadores para os que de fato querem ser Líderes HumaRes® – Humanos e de Resultados, é ser justo. Aqui é onde se separam líderes e chefes. Enquanto o Líder compreende a situação, o contexto, a pessoa, os demais integrantes da missão, os interesses no entorno, e trabalha para reverter eventuais equívocos individuais ou grupais, antes de tomar uma decisão mais radical; o chefe, suportado pela sua autoridade, corta caminho e vai direto nas decisões que ignoram histórias, emoções, sentimentos, significados e possibilidades de reversão de situações. E toma atitudes como: desligamentos, transferências, afastamentos, mudanças inesperadas e incômodas, encerramentos de projetos, entre outras. Algumas destas decisões o verdadeiro Líder também toma, mas o faz depois de ponderar o que está escrito neste artigo, em especial, a tentativa, individual, ou em grupo, de reversão de resultados negativos ou situações adversas que comumente ocorrem no ambiente de trabalho.

O Líder Humano sabe que cada um é limitado e também se vê como limitado. Mas, acredita que cada pessoa pode tentar ser melhor se quiser, inclusive, como profissional (PEREIRA, 2017). Portanto, o Líder não é aquele que “passa a mão na cabeça de seu liderado”, mas o desafia a ser melhor, a superar seus limites, a conquistar mais, dentro de suas capacidades, oportunidades e interesses em desenvolver-se como pessoa e como profissional.

Marques (2018) explica que o ser humano tem quatro necessidades básicas: “ser ouvido na essência”; “ser notado, reconhecido, amado”; “ter o direito de errar” e “ter o direito de pertencer aos sistemas”.

Ser ouvido, como afirma Marques (2018), desperta um verdadeiro processo de cura interior, especialmente, para quem se expressa para alguém inteiramente disposto a ouvi-lo. Todo Líder precisa, diariamente, aprimorar sua capacidade de ouvir as pessoas.

O Líder precisa notar que a pessoa está ali, em sua equipe. Precisa se dirigir a ela, cumprimentá-la, se interessar por ela. Conhecendo cada um de sua equipe, saberá exatamente como fazer isso, sem exageros, mas também sem indiferença. Isso é valioso. E, ao contrário, desprezar alguém da equipe é um caminho curto para uma relação impessoal e curta, pois gera grande sofrimento aquele que é desprezado.

E sem dar força à “cultura do erro”, deve-se tratar os erros das pessoas no ambiente de trabalho com serenidade, cautela, interesse e justiça. Compreender que somos naturalmente falhos. Mas, estar no erro em todo o tempo não é bom para ninguém; nem para quem erra, nem para quem é impactado pelos erros do outro. Perdoando sempre, evoluindo constantemente e exercitando a justiça, certamente o erro poderá se tornar uma poderosa ferramenta de aprendizado mútuo.

Um Líder não pode esquecer que as pessoas querem, desejam e tem um impulso natural de participar de grupos. De estar com outras pessoas. De participar de algo que acreditem. Dentro da Organização, temos de acolher as pessoas, ajudá-las a se encaixarem e se sentirem, o tempo todo, pertencentes ao sistema organizacional, ou seja, pertencentes ao Time da Empresa em que escolheram trabalhar.

Espero que você tenha gostado desta reflexão e que lhe ajude em sua missão de Liderar pessoas.

Saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve. Um grande abraço e até o próximo artigo com a Graça de Deus.

Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.

E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br

REFERENCIAS

MARQUES, J. R. Professional Self Coaching – PSC. Goiânia, GO: Editora IBC, 2018.

MIA – MALAYSIAN INSTITUTE OF ACCOUNTANTS. About Hu­man Governance. Disponível em <http://www.mia.org.my/new/hg_about.asp> Acesso em 18 fev. 2016.

PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.

PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.

RAP – REVISTA DO ADMINISTRADOR PROFISSIONAL. Humani­zação do trabalho: Empresas investem em ambientes corporativos mais lúdicos para os funcionários. São Paulo, CRA/SP, Mar/2016, Ano 39, n. 357, 2016.

SELIGMAN, M. E. P. Felicidade Autêntica: usando a nova Psicologia Positiva para a realização permanente. Tradução Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

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