Menu fechado

Liderança HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: Mudanças e Inovação

Por Adolfo Plínio Pereira, 04 outubro de 2020.

A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito” (PEREIRA, 2017, p. 63).

A Liderança HumaRes® está baseada no Propósito de Vida do Líder e suportada por 08 Pilares, que são Conjuntos de Competências aplicados pelo Líder HumaRes® em todo o tempo, a saber:

– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.

– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.

Neste artigo trataremos do Pilar: Mudanças e Inovação.  

Processos mudam, equipamentos mudam, produtos e serviços mudam, hábitos dos consumidores mudam e até o comportamento do cidadão muda. O que funciona bem em um momento pode não ter o mesmo sucesso meses depois. Daí a importância de o líder evoluir na medida em que tudo em sua volta também evolui.

E essa evolução é realmente necessária, pois tem a ver com as transformações do próprio contexto organizacional, que fez surgir na visão de Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Van Geest (2015), as organizações ExO – Organizações Exponenciais.  Com vistas à capacidade de inovar e se manter em crescimento no mercado, esses autores separam as organizações em dois tipos: 

  • Organizações Lineares (tradicionais): possuem organização hierárquica matricial rígida, são impulsionadas por resultados financeiros, têm raciocínio sequencial e linear em suas atividades, as inovações partem de dentro para fora, fazem planejamento com base no passado, são intolerantes aos riscos, possuem processos pouco flexíveis, controlam ativos com rigor e estão focadas no status quo (no que são hoje).
  • Organizações Exponenciais (ExO): Valorizam a autonomia, prezam pelo uso de tecnologias sociais, incentivam a experimentação, consideram o que pensa a comunidade, investem recursos com mais ousadia, se incomodam com o status quo, pois têm ciência de que o sucesso de hoje não é garantia de sucesso no amanhã.  

As organizações da atualidade tidas como Organizações Exponenciais (ExO), representam bem o quanto o processo de evolução está em ebulição. As Organizações Exponenciais são empresas de crescimento explosivo num curto espaço de tempo, em um ritmo dez vezes superior à média do setor. As ExO’s estão em sintonia com o metabolismo que ocorre na economia mundial, acelerado por uma infinidade de novas tecnologias e novas formas de relação entre povos e culturas. Numa ExO o líder precisa agir em acordo com o que defende Rob Nail, CEO da Singularity University, para o qual o líder precisa ser: visionário, defensor dos clientes, experimentador, ser movido por dados, ser um realista otimista, ser flexível ao extremo, radicalmente aberto e verdadeiramente confiante (RBA,2015).

Contudo, nem sempre os líderes têm esta consciência. O professor de marketing e gestão Seán Meehan da escola de negócios IMD, na Suíça, usa a expressão “not in my back yard” (Nimby), ou no bom português: “não no meu quintal”, para descrever a reação negativa de profissionais resistentes às mudanças. O professor Meehan alerta que num mundo em transformação, essa atitude se tornou motivo de preocupação em empresas e, que, profissionais experientes podem sim ser mais resistentes a inovar, porque acreditam que trabalharam duro para chegar aonde chegaram e tendem a proteger o que conquistaram. Qualquer líder resistente a mudar processos, inovar tecnologias, adotar novas posturas na gestão pode se tornar um líder “Nimby”, inclusive, organizações inteiras podem sê-lo se não estiverem atentas (JACOMINO, 2015).

Sendo assim, os líderes que estão à frente de organizações devem estar atentos às mudanças, entendê-las, aceitá-las, aplicá-las e, inclusive, melhorá-las.

Há de se considerar que Mudanças e Inovação não precisam, necessariamente, mudar valores que baseiam a forma da organização atuar no mercado.  Isso porque mudar é fazer diferente e, inovar, é fazer melhor e mais facilmente. Mas, não significam, exatamente, fazer outra coisa, deixar de fazer algo importante em que se acredita ou fazer algo com propósito diferente de antes. Sendo assim, a Mudança e a Inovação são muito bem-vindas e primordiais à sobrevivência das organizações.

Encerramos aqui esta nossa breve reflexão sobre Mudanças e Inovação esperando que estas palavras lhe ajudem em sua missão de liderar bem as pessoas. Espero que você tenha gostado desta reflexão e que lhe ajude em sua missão de Liderar pessoas.

Saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve. Um grande abraço e até o próximo artigo com a Graça de Deus.

Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.

E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br

REFERÊNCIAS

ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; GEEST, Y. V. Organizações Exponen­ciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM, 2015.

JACOMINO, D. Já ouviu falar nos executivos Nimby? 27 mai. 2015. Dis­ponível em <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/noticias/ja-ouviu­-falar-nos-executivos-nimby > Acesso em 10 ago. 2015.

PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.

PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.

RBA – REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO. Eles promo­vem crescimento exponencial. Ano XXIV, Março/Abril, n.105, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *