Por Adolfo Plínio Pereira, 03 outubro de 2020.
A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito” (PEREIRA, 2017, p. 63).
A Liderança HumaRes® está baseada no Propósito de Vida do Líder e suportada por 08 Pilares, que são Conjuntos de Competências aplicados pelo Líder HumaRes® em todo o tempo, a saber:
– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.
– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.
Neste artigo trataremos do Pilar: POC – Planejamento, Organização e Controle.
Planejar os objetivos que se busca atingir, vislumbrar e organizar as etapas e as funções de cada um dentro do sistema produtivo é mostrar-se como um líder focado em resultados. Para Maximiano (2008, p. 55), “o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro”.
A Fundação Nacional da Qualidade (2008) detalha o papel da liderança e da equipe em termos de planejamento, organização e execução das atividades planejadas:
As ações deverão ser desenvolvidas pelas pessoas diretamente envolvidas e acompanhadas pela liderança. Esse acompanhamento pode ser realizado por meio da elaboração de planos de ação (feitos pela equipe executora com a validação da liderança). Os planos geralmente contemplam prazos, métodos, metas e indicadores que facilitam a verificação do cumprimento do planejado (FNQ, 2008, p. 8).
Outra questão importante é que, planejamento e organização, são fases do processo de administrar, no entanto a organização está ligada ao “como fazer” e também ao “fazer”, enquanto o planejamento está ligado ao “que se pretende fazer”. “Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos […] organizar é, como todas as funções da Administração, um processo de tomar decisões” (MAXIMIANO, 2008, p. 57). Lacombe e Heilborn (2003, p. 19) entendem que “organização consiste em identificar o trabalho a ser executado e distribuí-lo pelos que devem fazê-lo, de forma que os recursos sejam bem empregados”. Sendo assim, organizar, é um modo racional de coordenar as atividades de certo número de pessoas, visando atingir objetivos comuns e explícitos, envolvendo a divisão de funções e a supervisão dos trabalhos diante de uma hierarquia predefinida.
Administrar as operações, os serviços da equipe e, de maneira especial, as relações de trabalho, que incluem contratar, socializar, manter, treinar, monitorar resultados e demitir integrantes que não estejam sendo positivos para o trabalho, são atividades típicas do líder de equipes.
Já o ato de verificar resultados gerados nas equipes é algo que faz parte do dia a dia de qualquer líder de área. Verificar tanto os resultados da equipe de forma geral como as contribuições individuais, de forma profissional e positiva, contribui na produtividade dos envolvidos. Pois, é a soma do trabalho de todos, impulsionada por genuína sinergia entre os membros da equipe, que geram os resultados esperados. O ato de “controlar as atividades” não pode ser sinônimo de “controlar”, ou, pior ainda, “perseguir” pessoas. O líder que conduz todo processo integrado à sua equipe, que dá apoio a todos dentro das condições que possuem, que está ciente dos fatores que impactaram eventuais atrasos, poderá avaliar e exigir, de forma ética e flexível, eficiência e eficácia de sua equipe dentro do que ficou ajustado entre todos (PEREIRA, 2017).
Portanto, um Líder focado nos resultados da organização a que pertence, está atento ao bom desempenho de sua equipe, planeja as suas próprias atividades e as da equipe, é organizado e incentiva a equipe a também sê-lo, bem como, acompanha as atividades de forma tal que os resultados finais serão sempre os melhores possíveis.
Por outro lado, o bom Líder, de forma equilibrada, ética e bem informado, não teme o conflito, pois nem de longe deseja fomentar ou criar conflitos, mas sim, esclarecer fatos e se colocar em busca de constantes melhorias. Nesse sentido: planejar, organizar e controlar resultados, feitos com respeito e dedicação, potencializam a capacidade do Líder diante de sua equipe.
Espero que você tenha gostado desta reflexão e que lhe ajude em sua missão de Liderar pessoas.
Saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve. Um grande abraço e até o próximo artigo com a Graça de Deus.
Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.
E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br
REFERÊNCIAS
FNQ – FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Cadernos Rumo à Excelência: Liderança. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2008.
LACOMBE, F. J. M. HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2008.
PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.
PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.