Por Adolfo Plínio Pereira, 04 de outubro de 2020.
A “Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados é uma proposta prática, moderna e objetiva de liderar equipes, construída sobre uma sólida base científica. A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito” (PEREIRA, 2017, p. 63).
A Liderança HumaRes® está baseada no Propósito de Vida do Líder e suportada por 08 Pilares, que são Conjuntos de Competências aplicados pelo Líder HumaRes® em todo o tempo, a saber:
– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.
– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.
Neste artigo trataremos do Pilar: Qualidade.
A qualidade é um aspecto importante que impacta na avaliação do desempenho dos bons líderes. Qualidade e excelência são palavras similares, tanto que Maximiano (2008, p. 114-115) afirma que “a ideia de qualidade foi discutida primeiramente pelos filósofos gregos, que pensaram no ideal da excelência”. O autor define excelência como sendo “a característica que distingue alguma coisa pela superioridade em relação aos semelhantes e depende do contexto” sendo que, para os gregos, “a excelência era absoluta: era o ideal mais elevado”. Assim, para o cavalo de corrida, a excelência seria sua velocidade. Para o homem, poderia ser a superioridade moral, intelectual e física. “A ideia de fazer o melhor é a tradução desse ideal da excelência”.
Maximiano (2008) traz ainda outros entendimentos sobre o que significa qualidade. Valor: seria a qualidade em termos de luxo. Especificações e Conformidade: seria a qualidade de acordo com o planejamento ou com as especificações do produto ou serviço. Regularidade: a qualidade nesse caso se dá quando os produtos ou serviços são uniformes, idênticos. Adequação ao uso: qualidade com ausência de deficiências.
Pereira (2017) explica que, em termos de qualidade, algumas situações se colocam como desafiadoras ao líder: a) Escolher o que será qualidade para a equipe, ou seja, que resultados das atividades da equipe poderão ser nominados como qualidade para a equipe em particular (uniformidade, confiabilidade, limpeza, organização, beleza, valor, atender ao projeto, zero defeitos, produção em conformidade com as especificações, clareza, cumprir prazo, modernidade, impressionar, emocionar, e outras possibilidades); b) À sombra dessas escolhas, definir ações para que a qualidade torne-se cultura no ambiente de trabalho e, para isso; c) Avaliar o potencial da equipe para a implantação e manutenção de uma cultura de qualidade; d) Avaliar cada um dos membros da equipe para detectar suas facilidades e dificuldades quanto à aceitação e contribuição para um processo contínuo de qualidade no setor e, assim, dar-lhe suporte para que compreenda e se adapte à filosofia de qualidade proposta.
Quando se trata de qualidade o líder precisa ter plena consciência de tudo que possui ao seu redor para apoiar sua gestão e ter qualidade, inclusive, ferramentas, estrutura, recursos, condições, mão de obra, materiais e outros. E deve fazer como o dinamarquês Ole Kirk Christiansen, Fundador da Lego, nos aconselhou quando proferiu sua celebre frase: “somente o melhor é aceitável” (LEGO, 2012).
“Respeitando as condições individuais e do trabalho, o líder deve exigir excelência em tudo que os integrantes da equipe fizerem, a começar por ele mesmo que deve ser um exemplo de qualidade para todos”. Tentando sempre fazer o melhor. “Se não for possível ter um lugar belo, tenha um lugar limpo. Se não for possível ter um lugar luxuoso, tenha um lugar organizado. Se não for possível ter um lugar sem agitação, tenha um lugar onde impere o respeito” (PEREIRA, 2017, p. 217). Portanto, a Qualidade pode e deve ser uma marca das boas organizações.
Nesse sentido, o bom líder, a boa líder, deve primar pela “melhor qualidade possível” (PEREIRA, 2017, 2019), a qual se revela pela melhor condição possível de ser conquistada, respeitando-se o contexto em que se está inserido. Ou seja, deve-se considerar as condições econômicas, estruturais, materiais, de tempo e humanas que se têm à disposição. E, também, o que pode ser melhorados nesses aspectos, mediante esforços, estratégias e muito trabalho. Assim, “o produto final” será sempre o melhor possível. O melhor que se pôde fazer naquele momento, naquelas condições e com àquelas pessoas. Algo que pode ser melhorado sempre, considerando que a ideia de qualidade, de melhor possível, quando firmemente assimilada pelos integrantes da organização, torna-se um processo natural de melhoria contínua.
Assim, concluímos que é possível ao Líder de Área ser um Líder HumaRes® – Humano e de Resultados se assim decidir. Para isso, precisa descobrir e valorizar seu propósito de vida e, juntamente com isso, conectar este propósito com uma atuação na liderança de forma diferenciada, exercitando cada um dos 08 Pilares da HumaRes® em cada decisão, em cada situação. Ou seja: Focando nas Pessoas, Empoderando as Pessoas, exercitando seu Carisma diante da equipe para inspirá-la, Fortalecendo o Espírito de Equipe; Planejando, Organizando e Controlando os processos e resultados da equipe; Focando em Metas e Objetivos, fazendo tudo com a melhor Qualidade possível e, Mudando e Inovando sempre que tiver oportunidade.
Espero que estas palavras e ideias imperfeitas, mas escritas com amor e paixão pela missão de desenvolver pessoas, tenham atingido o objetivo de contribuir com sua forma de liderar e, quem sabe, tenha provocado mudanças importantes, que estejam lhe ajudando a ser um líder mais humano nos seus relacionamentos e mais focado nos resultados, os quais se materializam com um trabalho bem-feito.
Espero que você tenha gostado desta reflexão e que lhe ajude em sua missão de Liderar pessoas.
Saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve. Um grande abraço e até o próximo artigo com a Graça de Deus.
Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.
E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br
REFERÊNCIAS
LEGO. A História da Lego. Direção de Kim Pagel. Dinamarca, Distribuição: Lani Pixels, 2012. 17 min. Legendado.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2008.
PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.
PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.