Por Adolfo Plínio Pereira, 06 janeiro de 2021.
Ao se fazer pesquisa no Google com a palavra líder surgem cerca de 593 milhões de opções de acesso. Com a palavra liderança, surgem 9,6 milhões. Utilizando-se os mesmos termos em inglês, o número de opções amplia-se significativamente – leader 2,10 bilhões e leadership 1,93 bilhão – evidenciando a importância do tema.
“Liderança é um processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas”, define Maximiano (2008, p. 194). Neste sentido, entende-se que a proximidade física ou temporal não é importante no processo de liderar. Pois, um cientista pode influenciar os estudos de outro mesmo sem tê-lo visto ou em épocas diferentes. Líderes religiosos, artistas, políticos, por exemplo, têm capacidade de influenciar adeptos que estão muito distantes e com pouquíssimas chances de se encontrarem (MAXIMIANO, 2008). Já Robbins (1998, p. 219) definiu liderança como sendo “a capacidade de influenciar um grupo à realização de metas”.
É fato, portanto, que o magnetismo do tema liderança está suportado pela sua importância no contexto social, tanto que, falar de liderança é falar do líder, ou seja, daquele ou daquela que está à frente das decisões, das mudanças de pensamentos e de conceitos, dos que conduzem os grupos aos resultados planejados e esperados. Falar de líderes é falar dos que mudam o rumo da história. Sendo assim, a força dos líderes reside na capacidade de mudar comportamentos (PEREIRA, 2017).
Tannenbaum (1970) afirma que a liderança funciona como uma influência interpessoal numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta, ou metas especificadas. Assim, a liderança envolve influência por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado) ou seguidores em determinadas situações.
Nesse sentido, este que vos escreve, depois de uma jornada interessante no mundo das organizações e acadêmica, em especial, após pesquisar a opinião de 451 trabalhadores sobre liderança e QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, acabei por associar tudo o que vi e vivi na gestão de equipes a importantes estudos mundiais sobre liderança, e assim, registrei em dois livros um método muito eficaz de liderar pessoas. A criação da Liderança HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados, ou, Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados, passou pela minha experiência profissional e de vida. Ao relatar minha primeira experiência como gestor de uma pequena equipe de caixas executivos em uma agência bancária do interior de São Paulo em meu livro, destaquei que a liderança é fruto do que o próprio líder acredita. Na época, eu gerenciei minha equipe “baseado em quatro formas de trabalhar nas quais eu acreditava; e que mais tarde descobri que são primordiais para uma boa liderança” (PEREIRA, 2017, p. 62).
[…] “as pessoas são capazes de aprender se quiserem”; “elas querem e precisam ser respeitadas”; “podem fazer o trabalho com ótimo nível de qualidade e produtividade se quiserem e puderem”; “rir é bom e é um ótimo remédio, ainda mais num ambiente de constante estresse como num banco (PEREIRA, 2017, p. 62).
Depois de estar mais de mais de 30 anos à frente de equipes, e após ter me formado em Administração e concluído uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, foi no Mestrado (2012) que comecei a dar forma ao conjunto de conceitos que aplicava com os quais me deparei nas mais diversas teorias mundiais de liderança. Assim, baseado em centenas de estudos nacionais e internacionais, e depois de pesquisar 451 trabalhadores sobre o tema liderança e QVT durante o Mestrado, apresentei minhas conclusões no CLADEA – Congresso Latino-Americano de Escolas de Administração em Lima no Peru. E mais tarde a publiquei dois livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança de Valor (2017).
Assim defini o método que criei:
“A Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados é uma proposta prática, moderna e objetiva de liderar equipes, construída sobre uma sólida base científica. A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança, de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito. Não seria então uma questão de escolha: apoiar as pessoas ou buscar os resultados, mas vencer o desafio de realizar bem ambas as coisas, com a eficiência e eficácia que se espera de um líder valioso de equipes” (PEREIRA, 2017, p. 63).
Os conjuntos de competências desta forma de liderar os identifiquei como Pilares da HumaRes®, os quais passaram por algumas transformações. Na Dissertação de Mestrado (2012) apresentei o instrumento de pesquisa de liderança “CL – Características do seu Líder” o qual usei para investigar as seguintes características da Liderança: Autocráticas, Democráticas, Liberais, Carismáticas, Focadas em Metas e Tarefas e Focadas em Pessoas. Já em meu livro publicado em 2014, depois de aprofundar nas pesquisas, fiz adequações nestas características, separando-as em dois blocos: Humanas e de Resultados, e as apresentei da seguinte forma:
– Liderança Humana: (1) Características Democráticas na forma de Liderar; (2) Características Carismáticas na forma de Liderar; (3) Características com Foco em Pessoas na forma de Liderar; (4) Características Fortalecedoras do Espírito de Equipe.
– Liderança de Resultados: (5) Características na forma de Liderar com foco nas Metas e Objetivos da equipe, (6) Características na forma de Liderar com foco em Qualidade, (7) Características na forma de Liderar com foco em Planejamento e Organização, (8) Características na forma de Liderar com foco em Mudanças e Inovação (PEREIRA, 2014).
Em 2017, em meu novo livro, trouxe mais atualizações, transformando o método em uma marca e, inspirado por estudos na área de Gestão de Pessoas, passei a tratar tais características como conjuntos de competências da Liderança, os quais intitulei de: “08 Pilares da HumaRes®”.
Em 2019, após ter feito cursos pela Universidad de Cantabria, Espanha, e pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching em parceria com a IAC – International Association of Coaching, entendi que, o conjunto de competência “Democracia”, que foi inspirado pelos estudos consagrados de Kurt Lewin et al (1939), deveria ser amplificado, tornando-se, então, um ato de Empoderar os integrantes da equipe, ou, aplicar o Empowerment, como também é conhecido no mundo das organizações. Empoderar Pessoas, ou praticar o Empowerment é o “reconhecimento e liberação dentro da organização do poder que as pessoas já possuem na riqueza de seus conhecimentos úteis e na motivação interna” (RANDOLPH, 1995, p. 20, apud RODRIGUES; SANTOS, 2001, p. 238). Consiste da “capacitação e da valorização do funcionário para contribuir em inovação e resolução de problemas em seu local de trabalho” (PFEIFFER; DUNLOP, 1990, p. 11-12, apud RODRIGUES; SANTOS, 2001, p. 238). Vê-se, portanto, que o exercício da Democracia – permitir e incentivar a participação nas decisões – é apenas um componente do processo de empoderamento do participante da equipe.
Assim, os 08 Pilares da HumaRes® foram mais uma vez atualizados, passando a ser:
– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.
– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.
Já nesta última atualização que fiz na Metodologia HumaRes®, impulsionado pelas mudanças dos tempos, considerei como base para a aplicação dos 08 Pilares da HumaRes® o Propósito de Vida. O Propósito de Vida pode ser representado pelas “nossas ações e a nossa forma de pensar que guiam nossos resultados. Por esse motivo, não é justo que vivamos uma vida sem sentido em meio a tantas possibilidades. Essa é a diferença entre viver com ou sem propósito” (MARQUES, 2018, p. 341).
Assim, o Propósito de Vida tornou-se a base para este método de Liderar porque espera-se que um Líder HumaRes® – Humano e de Resultados esteja em estágio avançado quanto à sua descoberta sobre sua missão na terra, e seja um apaixonado por essa missão de vida. Um Líder HumaRes® precisa ter em sua lista de prioridades o objetivo de desenvolver pessoas para que façam do mundo um lugar melhor para todos, para uma sociedade melhor, para um país melhor. Nesse sentido, Propósito de Vida passou, então, a ser a base para o exercício da Liderança HumaRes® pelo Líder interessado em desenvolver os integrantes de sua Equipe como Pessoas, como cidadãos positivos do mundo, e não apenas como bons Colaboradores.
É importante registrar que três estudos foram primordiais para a construção da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. A Teoria dos Estilos de Liderança de Lewin, Lippitt e White (1939); o Grid Gerencial de Blake e Mounton (1964) citados por Wagner III e Hollenbeck (1999) e a Liderança Situacional de Hersey e Blanchard (1986).
Robbins (2005) explica que, para desenvolver o Grid Gerencial, Blake e Mouton (1964) se basearam nos estilos de liderança “preocupados com as pessoas” ou “preocupados com a produção”, colocando esses dois estilos em situações opostas. De acordo com a forma de gerenciar de cada líder, foram categorizados e destacados cinco estilos mais comuns de liderar os grupos que se apresentam em nove posições diferentes dentro da grade. A forma de atuar na liderança de equipes, enquadrada em “9,9” pelos autores (melhor de todos os demais enquadramentos), é identificada como administração democrática ou do tipo “gerência em equipes”. Nesse modelo, o trabalho é realizado por pessoas comprometidas. Seria algo como “todos no mesmo barco”, produzindo assim um ambiente de relacionamento de confiança e respeito. Por isso, reitero que este estudo foi grande inspirador para a construção da teoria da Liderança HumaRes®.
É importante destacar, também, que, diferente da maior parte das teorias de Liderança divulgadas no mundo, as quais se fecham em seus conteúdos, a Liderança HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados é aberta e consegue assimilar as novas e boas teorias e, ainda mais, se aproveita de tudo o que elas oferecem, pois os estudos mostraram que cada uma delas acaba por valorizar um ou mais Pilares da HumaRes®. Por exemplo: Liderança Servidora (contribui nos Pilares: Foco em Pessoas e Empoderamento das Pessoas, e no Propósito de Vida), Liderança Exponencial (Pilares: Metas e Objetivos e Mudanças e Inovação), Liderança Inspiradora (Pilar: Carisma e no Propósito de Vida), Liderança Pipeline (Pilares: POC – Planejamento, Organização e Controle e Foco em Metas e Objetivos), IE – Inteligência Emocional (Pilares: Carisma, Foco em Pessoas e Fortalecimento do Espírito de Equipe e no Propósito de Vida), Liderança Agridoce (Pilares: Foco em Pessoas e Foco em Metas e Objetivos), Liderança Criativa (Pilar Mudanças e Inovação), Liderança Shakti (Pilares: Foco em Pessoas e Empoderamento das Pessoas e no Propósito de Vida), Liderança Ambidestra (Pilares: Carisma, Mudanças e Inovação, Foco em Metas e Objetivos), Metodologia OKR (Pilares: POC – Planejamento, Organização e Controle e Foco em Metas e Objetivos), CNV – Comunicação Não-Violenta (Pilar: Foco em Pessoas) entre outras possibilidades. Esta diferenciação de outras teorias só foi possível devido ao sólido embasamento científico e prático que o método possui, em especial, pelas pesquisas que este autor realizou, as quais permitiram detectar uma tendência na forma de liderar com sucesso neste século XXI, a qual foi organizada nos 08 Conjuntos de Competências da Liderança apresentados, baseados no Propósito de Vida do Líder.
Nesse sentido, aquele ou aquela que exercita com intensidade a Liderança HumaRes® é alguém que está contribuindo para um mundo melhor, através do desenvolvimento constante daqueles que estão consigo nesta jornada que chamamos de vida.
Esta jornada intensa no mundo do conhecimento, permitiu a este autor elaborar um método de pesquisa sobre a aplicação da Liderança HumaRes® por parte do(a) líder da organização. Trata-se do Instrumento de Pesquisa de Perfil HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. As 35 perguntas que constam neste instrumento de pesquisa são:
01 – Meu líder explica a situação que está acontecendo, pede minha opinião ou de meus colegas e coloca em prática o que decidimos juntos.
02 – Sempre que tenho um problema particular, posso compartilhar com meu líder, pois ele me ouve e apoia.
03 – O atingimento das metas é uma questão muito importante para o meu líder.
04 – Meu líder tem grande preocupação com a qualidade do que produzimos.
05 – Percebo que os comportamentos e palavras de meu líder, revelam que seu trabalho tem um sentido maior do que apenas coordenar nossas atividades.
06 – Planejar com antecedência as nossas atividades é um ponto forte de nosso líder.
07 – Meu líder une a nossa equipe em torno dos mesmos objetivos.
08 – Inovar e aplicar soluções criativas para resolver problemas é o que líder espera de nós.
09 – Meu líder confere se o que foi produzido está dentro das especificações, ou seja, dentro dos padrões esperados.
10 – Nosso líder está sempre atento para saber se estamos realizando as atividades dentro do que foi combinado (prazo, qualidade, quantidade e outros).
11 – Sinto-me motivado a cumprir os objetivos após ouvir meu líder numa reunião de grupo.
12 – Nossas atividades são organizadas pelo nosso líder e cada um sabe exatamente o que deve fazer.
13 – Quando ajudo meu colega de trabalho percebo que meu líder fica satisfeito com minha atitude.
14 – Nosso líder nos incentiva e nos apoia a adquirir novos conhecimentos e aprender novas formas de trabalhar. Pois, nosso líder acredita que estudar nos evolui como pessoas e como profissionais.
15 – Meu líder tem humildade de reconhecer quando está errado.
16 – Sinto-me importante no meu trabalho, pois sou constantemente reconhecido pelo meu líder.
17 – Quando erramos, nosso líder nos ajuda a resolver o problema e a encontrar a melhor forma de se fazer o trabalho.
18 – Me sinto empoderado pelo meu líder para enfrentar novos desafios, pois percebo que, nas mais variadas situações ele nos ensina, aconselha, e nos apoia para sermos melhores a cada dia.
19 – Nosso líder está sempre bem informado e nos apresenta novidades que tem a ver com nosso trabalho.
20 – Acredito que meu líder tem firme Propósito de Vida, ou seja, age em cada situação com a preocupação de contribuir, de alguma forma, com a construção de um mundo melhor.
21 – Me sinto seguro para realizar atividades que antes eu não conhecia, tendo em vista a confiança que meu líder transmite a mim e aos meus colegas de trabalho. Com sua autorização e apoio, um de nós pode substituir nosso líder quando for preciso, com a certeza de que tudo caminhará bem.
22 – Sou um admirador do meu líder pela sua personalidade e pela sua grande capacidade de comandar nossa equipe.
23 – Nosso líder é um exemplo para nós em termos de planejamento das atividades, organização do trabalho e controle dos resultados de nossa equipe.
24 – Excelência, o melhor possível e qualidade é o que o líder pede para nossa equipe.
25 – Comemoramos nossas vitórias como um verdadeiro time.
26 – Percebo que, para meu líder, as pessoas são muito importantes.
27 – Meu líder verifica se o que foi combinado com a equipe está sendo cumprido e, se não estiver, nos ajuda a cumprir.
28 – Percebo que meu líder tem uma mente elevada, ou seja, encara a vida, o trabalho e tudo o que faz com um propósito de contribuir para um mundo melhor.
29 – Nosso líder trata a todos com igualdade e respeito e procura resolver os nossos conflitos de forma amigável.
30 – Acredito que nosso líder tem uma mente empreendedora e demonstra que evoluir na profissão e na vida é algo valioso.
31 – Sabemos quais são os objetivos que temos que atingir, pois nosso líder nos informa constantemente, além disso, avalia o nosso desempenho com respeito e ética.
32 – Meu líder entende que boas condições de trabalho favorecem nosso bem-estar.
33 – Meus colegas e eu acreditamos em nosso líder.
34 – Nosso líder nos explica o porquê de cada mudança que ocorre em nosso ambiente e nos ajuda nas adaptações.
35 – Se eu tivesse todo o poder necessário para uma decisão sobre meu líder na atualidade, e fosse possível aplicar qualquer uma das opções a seguir, a minha decisão mais provável seria:
As possibilidades de respostas para a pergunta 35 são:
1 – O demitiria imediatamente. 2 – Se ele continuasse da mesma forma, provavelmente, eu o demitiria daqui a algum tempo. 3 – As chances de demiti-lo ou permanecer com ele, por ora, são iguais. 4 – Não o demitiria e ainda o consideraria forte candidato a uma promoção. 5 – Sem dúvidas o promoveria, pois para mim ele é um excelente líder.
Já para as demais perguntas as possibilidades de respostas são:
1 – Discordo bastante. 2 – Discordo. 3 – Concordo em parte. 4 – Concordo. 5 – Concordo Plenamente. Ou então: 1 – Nunca. 2 – Raramente. 3 – Às vezes. 4 – Muitas vezes. 5 – Sempre. Cuja ordem destas opções está invertida em algumas perguntas, estando entre dois extremos: 1 – Concordo Plenamente e 5 – Discordo bastante, ou, 1 – Sempre e 5 – Nunca.
Espero que este artigo tenha contribuído com a ampliação de seu conhecimento sobre técnicas de liderança, em especial, sobre o poder da Liderança HumaRes® de gerar resultados perenes à equipe, ao próprio líder e à organização a que pertence.
Desejo saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve.
Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.
E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br / prof.adolfo.pereira@gmail.com
REFERÊNCIAS
HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. Tradução e revisão técnica: equipe do CPB. São Paulo: EPU, 1986.
LEWIN, K.; LIPPITT, R.; WHITE, R. K. Patterns of aggressive behavior in experimentally created “Social Climates”. The Journal of Social Psychology, S. P. S. S. I. Bulletin, 1939, 10, 271-299.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2008.
PEREIRA, A. P. Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo sobre a percepção de colaboradores em organizações empresariais. 2012. 211p. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE. São João da Boa Vista, SP, 2012.
PEREIRA, A. P. Liderança Humana e de Resultados. São Paulo: Scortecci, 2014.
PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.
PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Editora, 1998.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.
TANNENBAUM, R. Liderança e organização. São Paulo: Atlas, 1970.
WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. A. Comportamento organizacional: criando vantage competitiva. São Paulo: Saraiva, 1999.