O IPESCO – Instrumento de Pesquisa de Atividades em Prol da Sustentabilidade em Organizações Cooperativas, foi criado por este autor no mês de junho de 2021. A ideia de criar um instrumento com este fim surgiu quando eu preparava as abordagens que faria em uma Disciplina de Pós-Graduação com o Tema: Sustentabilidade nas Sociedades Cooperativas, que eu acabei ministrando para Profissionais do Estado da Bahia no mês de agosto deste mesmo ano. Entendi que, se os Discentes fizessem uma pesquisa na Cooperativa a que pertencem usando uma instrumento de pesquisa com esta finalidade, poderiam fazer uma conexão muito produtiva entre teoria e prática. E foi o que aconteceu com muita efetividade.
Pelo sucesso na aplicação do IPESCO, publico o instrumento para que possa ser utilizado por outros públicos, em especial, pelas Cooperativas que tenham interesse em desenvolver programas positivos em termos de DS – Desenvolvimento Sustentável.
IPESCO – INSTRUMENTO DE PESQUISA DE ATIVIDADES EM PROL DA SUSTENTABILIDADE EM ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS
Data: ___/___/___
Organização Cooperativa avaliada (identificação opcional):
Esta Avaliação pode ser respondida individualmente ou em grupo
Instruções: O 0 (zero) significa que a Organização Cooperativa está muito mal posicionada em relação ao item que está sendo avaliado, podendo, inclusive, estar agindo contra o ponto da Sustentabilidade em questão. O 10 (dez) significa que a Cooperativa está muito bem com relação ao ponto da Sustentabilidade avaliado. Pois, de forma geral, age e se posiciona corretamente quanto à questão avaliada. Entre 1 e 9 pontos revelam uma pontuação que representa sua(s) percepção(ões) quanto ao ponto que dá base à Sustentabilidade na Organização Cooperativa que está sendo avaliado na questão. Observe que cada item está seguido de um texto para sua reflexão, que não precisa ser levado à risca. Destacam pontos de atenção, com foco em extremos positivos e negativos. E, também, há um pequeno espaço para o registro de suas observações. O IPESCO pode ser usado para avaliação e elaboração de estratégias para melhorias das ações em prol da Sustentabilidade na Organização Cooperativa. Autor: Adolfo Plínio Pereira (2021) com base em Ricardo Voltolini (2014).
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
1. Plano de Negócio e Valor da Sustentabilidade – A Sustentabilidade está incorporada ao Plano de Negócio da Organização Cooperativa como uma proposição de valor?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa avaliada tem uma visão clara sobre o que significa o conceito de Sustentabilidade para o seu negócio. Conhece os desafios relacionados ao tema. Identifica os ganhos que pode obter. Tem uma proposta clara de atuação de conhecimento de todos os públicos de interesse. Inclusive, eles foram consultados e suas opiniões levadas em conta para elaboração de estratégias. Os colaboradores de todos os níveis e cooperados, sabem o que precisam fazer para atingir objetivos específicos. Eles têm responsabilidades e metas a cumprir. A Organização Cooperativa busca inspiração em experiências bem-sucedidas. Procura ajuda especializada para aprender mais. Percebo(emos) que o(a) Presidente da Organização Cooperativa e toda Diretoria estão pessoalmente envolvidos com a execução da estratégia de Sustentabilidade. Escolheram colaboradores para serem porta-vozes e advogados do tema. A Cooperativa já começou a mudar práticas. Sabe-se aonde quer chegar e quais os passos a serem seguidos. Na Cooperativa já se consegue associar Sustentabilidade a ganhos de eficiência e lucros. Se está monitorando a evolução do tema com base em objetivos alcançáveis e métricas específicas. A Organização Cooperativa tem produtos, e ou, serviços sustentáveis a ofertar. Ou, pretende mudar para que seus processos, e ou, seus produtos e serviços, sejam mais sustentáveis em um breve espaço de tempo.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) obstáculos que estão impedindo o avanço. Falta informação sobre os benefícios do conceito de Sustentabilidade. Falta valoração adequada das ações. A visão está excessivamente focada no curto prazo e nas questões de sobrevivência, deixando de lado oportunidades de melhorias em Sustentabilidade. Persiste-se na ideia de que, Sustentabilidade, representa desvio de foco. Falta planejamento. Falta algum tipo de motivação externa, como, por exemplo, cobrança de compradores de serviços e ou produtos mais sustentáveis para darem início ao processo de mudança.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
2. Inovação – A Sustentabilidade representa um fator de Inovação na Organização Cooperativa?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa avaliada inova em produtos, serviços e ou processos. Faz inovação incremental (melhorias), radical (ampliação de horizontes) ou disruptiva(algo novo). Age para criar vantagem competitiva. Usa os públicos de interesse como fonte de ideias. Incentiva colaboradores e cooperados a seguirem ideias novas. Cria ambiente que estimula a criatividade e a colaboração. Premia boas ideias.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que falta algo para que a Inovação se estabeleça na Organização Cooperativa. Talvez, falte demanda dos próprios clientes, associados, cooperados. Talvez falte visão de que a Inovação ajuda a reduzir riscos. Parece que a noção de oportunidades não é clara. A pressão de compradores parece exigir outro tipo de itens da Cadeia de Valor (preço, custos, prazos) diferentes da Sustentabilidade. Recursos financeiros e humanos não suficientes, ou mal aplicados, ou mal preparados. Faltam capacidades internas. Faltam capacitações internas. Parece não haver convicção do potencial de Inovação da Sustentabilidade para o negócio. Talvez vejam a Inovação em Sustentabilidade como complexa, custosa e não compatível com o negócio.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
3. Novos Negócios, Novos Mercados – A Organização Cooperativa pode se apropriar da Sustentabilidade para aproveitar uma oportunidade de negócio?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa avaliada se beneficia de tendências como as de alimentação saudável, maior consciência socioambiental dos consumidores, valorização da importância do ambiente comunitário, frustrações com o trabalho e a rotina, ascensão dos presumers (apaixonados por algumas marcas com que se identificam), hora dos produtos que retribuem, transparência radical, negócios na base da pirâmide e novas políticas públicas. Há outras tendências aqui não mencionadas que podem servir como oportunidades de negócio sustentável para esta Organização Cooperativa.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há algo que a impede de fazê-lo. Talvez uma visão limitadora do produto ou serviço. Falta de informação. Falta de valoração adequada do conceito. Receio do risco. Talvez, escassez de recursos para investimento. Talvez, decisão por não investir em novas tendências de Sustentabilidade.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
4. Colaboração – A Organização Cooperativa atua em sistema de colaboração com outras organizações visando tornar-se mais competitiva? Ou tem relação muito positiva com fornecedores visando crescer?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa avaliada atua para obter redução de custos e economia de escala via compartilhamento de soluções. Soma capacidades para expandir mercado e ser melhor. A Organização Cooperativa participa de um cluster (grupo de organizações) que atende as necessidades socioambientais de um grande cliente. No processo, conta com uma ou mais organizações de suporte. Escolheu inicialmente um grupo pequeno de parceiros com o mesmo propósito e a mesma motivação. Dispôs-se a conciliar interesses particulares com os interesses de um grupo. Traçou metas claras. Obteve ou está obtendo os resultados de negócios esperados. Existe confiança em relação aos parceiros. Pode ser considerada uma parceira muito positiva de seus fornecedores.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões que se colocam como barreiras. Há desconhecimento sobre os benefícios dessa forma de abordagem. A Organização Cooperativa receia ser o elo mais fraco de uma relação entre desiguais. Há falta de oportunidades. Há dificuldade de encontrar parceiros que compartilhem os mesmos valores e propósitos. A Organização Cooperativa parece não se sentir apta a iniciar o processo sem ajuda técnica. Está muito centrada no desafio da sobrevivência.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
5. Imagem e Ética – A Organização Cooperativa cuida de sua Imagem como organização conectada com os valores da Sustentabilidade? Tem a Ética como base de sua atuação?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa avaliada demonstra ao mercado e à sociedade em geral que valoriza os valores da Sustentabilidade. Seu site, suas comunicações e suas redes sociais mostram claramente que a Sustentabilidade é de extrema importância para a organização. A Ética é valorizada e praticada em todas as suas atividades. Tem práticas e programas contra: assédio sexual, assédio moral, corrupção ativa e passiva, relação transparente com fornecedores, excluindo os que não de forma ética com preservação dos valores humanos. Possui e segue código de conduta. Valoriza a Etiqueta Profissional (bom comportamento de seus colaboradores). Mostra-se capaz de se adaptar às exigências de clientes em termos de Sustentabilidade. Sabe da importância de cumprir requisitos técnicos e de prazos junto aos clientes. Tem ciência e busca reduzir ou minimizar impactos de sua cadeia produtiva, seja às pessoas seja ao meio ambiente. Existe monitoramento regular (reuniões e auditorias) para saber o quanto a Sustentabilidade está agregando valor à organização de forma geral. De forma geral, a Imagem desta Organização Cooperativa é positiva e a Ética é um valor importante em tudo que ela faz.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões que se colocam como obstáculos. Não há ações concretas em prol da divulgação positiva de sua Imagem quanto ao exercício dos valores da Sustentabilidade em suas atividades, processos, produtos ou serviços. A Ética parece não ser algo relevante para esta Organização Cooperativa, pois há fatos concretos que comprova tal desatenção, tais como: processos judiciais por assédio antigos e recentes, investigação de seu envolvimento em atos de corrupção, contratação de fornecedores sem reputação quanto aos cuidados com o meio ambiente, ou uso de mão de obra similar à escrava, que lançam mão de mercadorias de origem desconhecida. E outras situações que comprometem sua Imagem ou questionam sua forma Ética de atuar.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
6. Liderança – De forma geral, pode-se afirmar que a Equipe de Gestores é formada por Líderes Sustentáveis?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa possui Líderes Sustentáveis pelas suas características. Têm visão de longo prazo ao tomar decisões. Estudam com alguma regularidade os temas ligados à Sustentabilidade. Integram os valores de Sustentabilidade nas decisões básicas de negócio. Têm um compromisso pessoal com o tema. Estabelecem metas de Sustentabilidade inspiradoras e mobilizam os colaboradores e cooperados em torno delas. Acreditam e praticam valores como: ética, transparência, diversidade, respeito ao outro e ao meio ambiente. Exercitam um olhar sistêmico e praticam a noção de interdependência entre negócio, sociedade e meio ambiente. Têm coragem para enfrentarem os dilemas e resiliência para seguirem em frente com as mudanças. Enxergam a Sustentabilidade pela ótica da oportunidade, identificam os grandes temas e os colocam no centro dos negócios de um modo inovador. Educam outros Líderes para a Sustentabilidade.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões que se colocam como obstáculos. Parece que, além de não serem Líderes Sustentáveis, Gestores não se esforçam para sê-lo. A própria Organização Cooperativa mostra-se pouco interessada no desenvolvimento da Liderança com este foco.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
7. Diversidade – A Organização Cooperativa promove a Diversidade?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa age em prol da Diversidade em seu ambiente. Contratam pessoas ligadas aos grupos chamados de minorias ou de difícil acesso ao Mercado de Trabalho e outros direitos: negros, mulheres, jovens, pessoas de baixa renda, com deficiência, LGBT e outros. Desenvolve produtos ou serviços mais inclusivos para consumidores na base da pirâmide. Há treinamento e ações concretas com foco em acolher, ensinar e apoiar a todos que chegam, independentemente de suas origens e opções.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões que se colocam como obstáculos. Parece que, além de não haver uma política clara em prol da Diversidade, as contratações e a forma de se relacionar com as pessoas não leva em consideração a necessidade de se incluir as minorias ou os que se sentem excluídos no processo. Ou, então, enxergo(amos) a Organização Cooperativa como uma organização machista, sexista (preconceituosa), excessivamente moralista, pouco inclusiva e não acolhedora.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
8. Tripé da Sustentabilidade: Economicamente viável – A Organização Cooperativa é economicamente viável?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa tem boa estrutura econômica e financeira. Sua atuação nos negócios é positiva. Cresce a cada ano. Está em evolução e com foco em crescimento econômico. Gerencia adequadamente seu endividamento, buscando usar recursos com menor custos em prol de seu desenvolvimento. Mantém seus compromissos financeiros com colaboradores, cooperados, governos e fornecedores em dia. Suas demonstrações de resultados (quando se tem acesso a esta informação) mostra que esta é uma Organização Cooperativa saudável em termos econômicos. De forma geral, pode-se afirmar que é muito boa em termos financeiros e econômicos.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões preocupantes. Não paga os salários em dia. Não paga fornecedores em dia. Seu endividamento é alto. Está em declínio financeiro e econômico e poderá entrar em grande crise em breve. Pode vir a fechar as portas caso não reverta a situação.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
9. Tripé da Sustentabilidade: Ecologicamente correta – A Organização Cooperativa é ecologicamente correta?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa aplica os conceitos da Sustentabilidade em seus produtos e ou serviços. Seus processos contêm os 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Qualquer pessoa que tenha contato com esta Organização Cooperativa percebe logo sua preocupação com o meio ambiente, seja pela estrutura que possui, seja pelos seus processos, seja pelas matérias-primas que usa na produção, seja pelo controle de qualidade, seja pela divulgação dos conceitos da Sustentabilidade, seja pela atuação na sociedade, seja pelo que está contido em seus produtos e serviços. Pode-se afirmar que, a preocupação com a natureza, com o meio ambiente, com a ecologia, é evidente e totalmente vivenciada nesta Organização Cooperativa.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões preocupantes. Não cuidam da água. Não cuidam da poluição. Não cuidam da contaminação do solo. Não aplicam os 3R’s. Não usam energias renováveis. Não há qualquer ação percebida em prol do meio ambiente, da natureza, da ecologia. Quem tem contato com esta Organização Cooperativa percebe que não há qualquer preocupação com questões ambientais.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
FATOR DE AVALIAÇÃO – Pontuação de 0 a 10 – Pontuação da Cooperativa:
10. Tripé da Sustentabilidade: Socialmente justa – A Organização Cooperativa é socialmente justa?
– Minha(Nossa) percepção é de que Sim, a Organização Cooperativa tem preocupação com as pessoas, com seus colaboradores, com a sociedade como um todo. Se envolve em ações comunitárias locais, especialmente, nos bairros em seu entorno. Reconhece e reduz seus impactos negativos no seu entorno reduzindo, dentro do possível: emissão de gases, emissão de sons altos, deslocamento de veículos pesados, cuidados com a água, emissão de odores e outros. Contrata pessoas e empresas da redondeza. Patrocina eventos de interesse comunitário. Incentiva o voluntariado. Pode-se afirmar que esta Organização Cooperativa tem ciência de seus impactos na sociedade e trabalha, dentro e fora de seu ambiente, para ser um ente positivo no desenvolvimento local.
– Minha(Nossa) percepção é de que Não. Percebo(emos) que há questões preocupantes. Não há qualquer relação positiva percebida com a sociedade, em especial, a que está em seu entorno. Age como se não estivesse ali, não se esforçando para reduzir seus impactos na localidade. Não se envolve com a comunidade local desconhecendo seus interesses. Não patrocina nenhum tipo de evento, mesmo sendo relevante. Suas contratações desconsideram os trabalhadores e fornecedores locais. Ser socialmente justa não faz parte dos objetivos desta Organização Cooperativa.
Reflexão/Opinião/Crítica/ideia de Estratégia:
TOTAL DE PONTOS OBTIDOS PELA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA:
Avaliador(a)(es):
Organização Cooperativa avaliada (Informação Opcional):
Data da Avaliação: / /
Pontuação Final obtida pela Organização Cooperativa:
Gabarito Comparativo
0 a 20: Organização Totalmente Deficiente em termos de práticas de conceitos da Sustentabilidade
21 a 40: Organização Deficiente em termos de práticas de conceitos da Sustentabilidade
41 a 60: Organização com Desempenho Mediano em termos de práticas de conceitos da Sustentabilidade
61 a 69: Organização com Potencial de Melhorias em termos de práticas de conceitos da Sustentabilidade
70 a 80: Organização com Bom Desempenho em termos de práticas de conceitos da Sustentabilidade
81 a 100: Organização com Excelência em termos de práticas de conceitos da Sustentabilidade
De forma geral, em que pontos a Organização Cooperativa precisa, ou pode melhorar, e o que, na sua opinião, poderia ser feito para que ela melhorasse nestes quesitos?
Autor do IPESCO: Professor Me. Adolfo Plínio Pereira
adolfo.pereira@humares.com.br
Autor do IPESCO – Instrumento de Pesquisa de Atividades em Prol da Sustentabilidade em Organizações Cooperativas: Professor Me. Adolfo Plínio Pereira em grande parte baseado em: VOLTOLINI, R. Roteiro para Autoavaliação. Revista Ideia Sustentável. Edição 36, trimestral, julho 2014, p. 90-91.
Caso tenha interesse, peça-me por este e-mail: adolfo.pereira@humares.com.br o envio gratuito do Instrumento de Pesquisa IPESCO original, bem como, a Planilha Excel pronta para cálculos. Será um prazer em contribuir com seus objetivos.
Um abraço e até a próxima oportunidade de desenvolvimento, com a Graça de Deus!
Professor Me. Adolfo Plínio Pereira, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Contato: adolfo.pereira@humares.com.br