Por Adolfo Plínio Pereira, 03 outubro de 2020.
A HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados tem a missão de mostrar aos interessados no fenômeno liderança de que é possível manter os integrantes da equipe satisfeitos com os aspectos relacionais, estruturais e recompensadores do trabalho, mantendo-os focados, motivados, produtivos e conectados aos objetivos da organização, resultante de uma liderança excelente moldada pelo genuíno interesse em fazer bem feito” (PEREIRA, 2017, p. 63).
A Liderança HumaRes® está baseada no Propósito de Vida do Líder e suportada por 08 Pilares, que são Conjuntos de Competências aplicados pelo Líder HumaRes® em todo o tempo, a saber:
– Liderança Humana: (1) Foco em Pessoas, (2) Empoderamento de Pessoas, (3) Carisma, (4) Fortalecimento do Espírito de Equipe.
– Liderança de Resultados: (5) POC – Planejamento, Organização e Controle; (6) Foco em Metas e Objetivos; (7) Qualidade e (8) Mudanças e Inovação.
Neste artigo trataremos do Pilar: Foco em Metas e Objetivos.
O foco e cumprimento de metas e objetivos é uma questão de grande importância aos líderes de equipes, algo que, inexoravelmente, faz parte do cotidiano de quase todas as organizações. Tanto que a própria aceitação do líder por parte do grupo de liderados envolve o cumprimento de objetivos, pois, se os objetivos são adequadamente atingidos tendo à frente um determinado líder, então, a tendência é que o grupo queira cada vez mais ser liderado por esse líder. Ainda mais, quando o líder se preocupar em manter o moral dos liderados em alta, o que só é conseguido quando o líder conhece bem cada um dos integrantes de sua equipe e, com base numa relação frutuosa, dá a cada liderado a oportunidade de realizar o seu melhor no ambiente de trabalho (BERGAMINI, 1982).
Os objetivos variam de acordo com o tipo de organização e as funções de cada equipe de trabalho, contudo, raramente não há objetivos a serem alcançados.
Nem mesmo os departamentos públicos ou as ONGs (Organizações Não Governamentais) deixam de ter metas e objetivos a serem alcançados. As pressões para ampliação e melhoria de seus resultados, são muito presentes. Os departamentos públicos buscam melhorias, pois, direta ou indiretamente, são cobrados pelos cidadãos pagadores de impostos. Já as ONGs, são financiadas pelos recursos provindos da sociedade e das empresas e, em muitos casos, também recebem apoio financeiro do Estado. Tal situação, portanto, exige que estejam em constante aperfeiçoamento e crescimento para que continuem sendo merecedoras de aval das instituições públicas e privadas e da sociedade de uma forma geral. Acerca disso, fica evidente que elas necessitam constantemente justificar sua existência (PEREIRA, 2017).
Nesse sentido, seja o ramo que for, é primordial ao Líder e sua equipe manterem-se focados nas metas e objetivos a eles confiados, pois essa é uma medida de competência muito usada em organizações de vários ramos.
Os dirigentes empresariais elaboram as metas com base em suas expectativas de crescimento, de ampliação de atuação da organização de forma, também, que honre seus compromissos de forma justa e coerente. Uma organização que prima pelas suas metas, impulsa seu crescimento com necessidade constante de planejamento, decisões e ações em prol de seus objetivos.
Tais metas impactam todos os setores da organização e, assim, os Líderes que melhor se adaptarem à esta realidade presente nas melhores organizações, que buscam crescimento constante, acabarão por motivar suas equipes a conquistarem os resultados propostos, e tal atitude os valorizará como Líderes de Resultados, com os quais se pode contar.
Certamente, que dentro da Liderança HumaRes® espera-se que Líder e sua Equipe conquistem resultados com trabalho de qualidade, eficaz e eficiente, evoluindo de forma justa e consistente. Da parte do Líder cabe sempre lembrar do respeito às pessoas e de que também é sua a responsabilidade pelo trabalho da equipe. Portanto, cabe a ele estar ao lado de cada um para que sejam Colaboradores positivos no trabalho em equipe.
Há de se destacar também que os Líderes que não possuem metas pessoais mostram-se pessoas apáticas diante da vida e de seus desafios. Sendo esta uma diferença relevante entre o Líder HumaRes® e o Líder comum, pois, o primeiro, vibra com sua missão, com a evolução dos seus, e das oportunidades de crescimento que existem na sua carreira, já o segundo, vive cotidianamente um dia de cada vez, sem levantar sua cabeça para os horizontes que se abrem em cada oportunidade. O Líder HumaRes® age como um verdadeiro empreendedor em sua carreira, e acaba contagiando os que estão com ele, fazendo que também busquem a evolução em suas vidas e em suas carreiras, seguindo o bom exemplo de seu Líder.
Espero que você tenha gostado desta reflexão e que lhe ajude em sua missão de Liderar pessoas.
Saúde, sucesso e prosperidade aos Líderes HumaRes® de hoje e aos que serão em breve. Um grande abraço e até o próximo artigo com a Graça de Deus.
Adolfo Plínio Pereira, Diretor da HumaRes® – Treinamentos e Desenvolvimento. Administrador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, autor dos livros: Liderança Humana e de Resultados (2014) e Uma Liderança e Valor (2017), criador da Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados. Possui curso de extensão em Coaching pela Universidad de Cantabria, Espanha e é Professional Self Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e IAC – International Association of Coaching.
E-mail: adolfo.pereira@humares.com.br
REFERÊNCIAS
BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1982.
PEREIRA, A. P. Metodologia HumaRes® – Liderança Humana e de Resultados: poderosa transformadora de realidades nas organizações. 20 out. 2019. Disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/metodologia-humares-lideran%25C3%25A7a-humana-e-de-poderosa-nas-pereira> Acesso 20 out. 2019.
PEREIRA, A. P. Uma Liderança de Valor. São Paulo: Scortecci, 2017.